sexta-feira, junho 01, 2007

Alves Nilo "Vinha", ou "You can't teach height"



A
lves Nilo Marcos Lima Fortes
não é apenas mais um jogador com um nome incomum e estranhamente incómodo ao ouvido. Há mais por trás do homem do que cinco nomes que combinam entre eles tão harmoniosamente como um dueto entre a Céline Dion e o Adolfo Luxúria Canibal : este Senhor foi também um digno profissional de futebol.


Ora, quando nos deparamos com a anterior afirmação, é da natureza humana que nos interroguemos de pronto sobre quais serão as características do dito jogador. Será forte na marcação? Dono de uma técnica suave como um manto de seda? Intransponível como um rochedo? Drible fácil e remate pronto? Pé-canhão? Possui uma intestinal visão de jogo?

Pois no caso de Alves Nilo, a resposta é invariavelmente a mesma: "não."
Quer dizer, em boa verdade oscila entre "não" e "nem por isso, não". O "nem por isso" é normalmente utilizado para exprimir surpresa perante a aparente inutilidade do futebolista em questão, o que no caso do bom do Alves Nilo, torna-se muitíssimo útil (passe a ironia).

Então, se o homem não tem nenhuma qualidade discernível a olho nu, porque raio é que o deixaram jogar à bola com os outros? Pior que isso, porque será que lhe pagaram para isso?

"Ah, é alto e tal..."

Esta terá sido porventura a frase mais vezes proferida nas bancadas dos clubes por onde Alves Nilo passou.

É alto. Pois, até aí toda a gente chega. O indivíduo tem 1,93 m, por sinal muito mal distribuídos, o que o leva a parecer um poste de iluminação com carapinha e bigode. Em boa verdade, a maior diferença entre ele e o poste de iluminação não é propriamente a mobilidade, é mesmo a quantidade de luz que ambos projectam. Bem, pelo menos o bigode é extremamente gracioso. Mas adiante. O homem é alto.

"E mais?"

Mais? Mais o quê? É preciso mais alguma coisa? É alto e basta. "You can't teach height".
Alves Nilo, o Vinha, está para todas as crianças que perseguem o sonho de serem jogadores da bola, como o cast de "Morangos com Açúcar" está para todos os pré-adolescentes que querem ser actores.

"Ei...pá, se aquele gajo consegue, eu também!"

Alves Nilo, o Vinha (realço para não haver confusões com os outros Alves Nilos), é portanto o Pai Natal da expectativa: preenche diariamente de esperança os corações de milhares de crianças que desejam atingir o seu sonho de acariciar a redondinha perante hordes de espectadores.
Alves Nilo é de igual forma o melhor amigo dos Pais: quando os seus filhos lhes perguntam com uma lágrima no canto do olho e uma catota no nariz o que precisam para serem jogadores de futebol, os progenitores respondem prontamente um "só tens que crescer, filho. sê alto, e alto na vida chegarás." - piscando o olho de seguida para o horizonte, enquando balbuciam entredentes um "Obrigado, Vinha!!"...

E algures na Exponor, o ex-Salgueiros e ex-Porto sorri. Uma vez mais. Pelas crianças.

21 comentários:

linfoma_a-escrota disse...

eheeh só clássicos das colecções da bola eheheh METAM O MARLON !!


WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

Anónimo disse...

vivó vinha!

Anónimo disse...

Excelente blog. Muitos parabéns. Faz-me recordar velhos cromos e o meu amigo Ricardo Neto "Chendo". Para quando destacarem mais uns quantos treinadores? Agora deixo umas dicas de cromos para falarem: Bakalov (Maritimo), Juskowiak (SCP), Abdel Ghani (Beira-Mar), Lemajic (Farense,SCP,Boavista), Bermudez (Benfica), Hadjry (Benfica, Farense), Paulo Nunes (Benfica), Paulinho Cascavel (Guimarães,SCP), King (Farense, Benfica), Guetov (Portimonense) e fazerem um levantamento de quantos Joões Pintos chegaram a jogadores de bola.
Uma vez mais, parabéns.

fractalview disse...

Vinha, essa contratação surpresa, que um dia Bobby Robson pediu...Creio que deve ter dito isto mesmo..."Oh, he's alta e so...better que meter Fernanda Couta a striker". E eis que, senão quando, Vinha tem o momento alto da sua vida marcando um golo ao Benfica com as coresdo FCP!!

Anónimo disse...

brain: alguns desses cromos já têm posts. basta procurares ali em baixo nos marcadores. quanto aos outros, bem haja :) são sempre hipóteses para o futuro. e viva o prof.neca!

mário: acho que esse golo é a única coisa que ele fez de relevante na carreira. "Vinha? Pois, é aquele gajo que marcou o golo de cabeça ao benfica!" Típico.

Anónimo disse...

Vinha não é gente, Vinha é uma instituição!! Talvez o último "grande" avançado que passou por Vidal Pinheiro. As suas longas pernas, esguias e frágeis, não o tornavam nem mais rápido do que os centrais, nem mais poderoso do que qualquer adversário. Luís Carlos, El Borrachola, ou Nandinho (O Foguete de Paranhos) cruzavam e Vinha ainda não tinha chegado à áera, são 1,93 cm em deslocação... não é fácil!!
Já Agora acho que era oportuno uma investigação a fundo nos anais dos arquivos de vidal pinheiro para reconstituir alguns dos maiores viveiros de cromos que passaram cá no burgo. Joni, Luís Manuel, Marcos Severo, Pedro Reis, Milovac, Miguel Simão, Schuster, Lino, Torrão e Basílio são alguns dos bons exemplos.
Ass: Nelson_Primo

Anónimo disse...

Aproveito para partilhar convosco o episódio do primeiro treino do Outara no Salgueiros, quando pediu uma T-Shirt para treinar e dado o seu avantajado obrigaram o Linhares a deslocar-se à feira de Custóias para lhe comprarem t-shirts XXL. A origem da falta de saneamento financeiro do clube patrocinado pela Ferbar surgiu aí! A segunda causa foi mesmo a malta deixar de comer Amendôas na Páscoa... são os lobbies!

Ass:Nelson_Primo

Anónimo disse...

Nélson_Primo, aproveito para dizer a todo o Mundo que sou um confesso fã de Marcos Severo, o Cantona de Paranhos. É mais um que inevitavelmente fará parte do blog mais rápido do que o Engº Sousa Veloso consegue dizer "pepino".

E Ouattara...que senhor. Deve ter comido a maior parte da exportações da Ferbar.

Anónimo disse...

Alguém lembra-se do Mário Artur do União de Leiria? O gajo tem uma foto na revista da Record 94/05. Jesus. Aquilo é que dava um cromo.

Anónimo disse...

Bem visto. Acho que tinha um olho para cada lado. Era uma espécie de Amaral(slb) versão hardcore.Tenho q procurar isso.

Anónimo disse...

farto-me de rir ou melhor nunca me farto de rir nesse blog continua

JRP disse...

O vinha não marcou apenas um golo relevante!
Lembro apenas que marcou também o 2 a 0 ao Sporting nas Antas e foi graças a um cabeceamento seu que ganhamos a taça de Portugal nesse ano, uma vez que para que não fosse golo o Peixe do Sporting defendeu sobre a linha o que lhe valeu a expulsão e penalti a favor do Porto.
Portanto, alto aí com o Vinha :-)
Recordo-me de estar na bancada do jogo contra o Benfica em que ele marcou o primeiro golo do jogo (se não estou em erro foi o primeiro jogo do campeonato) logo nos minutos iniciais (o jogo acabou 3-3). Quase ninguém o conhecia. Eu estava a ver o jogo com uns sobrinhos de um amigo que tinham 5 anos. No final do jogo perguntei-lhes se tinham gostado dos golos e qual o que tinham gostado mais.
Um deles respondeu-me: "O do uvas...".
Foi a gargalhada geral!

João Silva disse...

Eh pah...vi o vinha na exponor! É grande que se farta!

João Silva disse...

... ps: É um gajo bom pra ir apanhar figos!

Anónimo disse...

Porra. Tenho MESMO que ir à Exponor.

Anónimo disse...

Este Vinha como pintor nâo necessitava de escadote para pintar até um terceiro andar.

fractalview disse...

Lembro-me de que o Vinha, quando chegou ao Salgueiros pela primeira vez, tímido, envergonhado e sem saber o que fazer, disse a alguém que era o novo jpgador do clube. Mandaram-no para...o ginásio da equipa de basquetebol!Acho que li esta história, penso que verdadeira, num jornal desportivo aquando da transferência para o Porto. Bem, foi-se o Vinha, foi-se o Salgueiros, mas nunca o Fernando Almeida e o Milovac se irão da minha memória cromática!!!!

António Pista disse...

Antes de mais parabéns pelo blog!
Excelente conteúdo,continue!
Convido-o agora a visitar:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Futebol e política num só!
Obrigado!

Hugo disse...

Como esquecer aquele golo no último minuto em Espinho que valeu a manutenção?

Anónimo disse...

alzheimer?

ESD disse...

Vinha, mais um cromo caboverdiano que ousou trocar os pelados de Cabo Verde pelo verdinho da relva lusitana. Teria tido sucesso se tivesse...mais jeito para a bola. Mas também não se pode ter tudo. Lembro-me desse 3-3 frente ao Benfica em que o Isaías marcou dois golos so Baía. Como portista e como caboverdiano, hei-de guardar esse golo na memória...sempre. O Vinha dá esperanças a qualquer miúdo que não saiba tratar a bem a xinxa mas que tem mais de 1,86 metros. Sempre se pode ir para ponta-de-lança...se o Vinha conseguiu, porque não conseguirei???
Visitem
www.pressao-alta.blogspot.com.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...